fbpx

Notícias

medic-woman-wearing-protective-clothing-against-virus-with-laptop-computer_87910-4621
22 maio 2020

Covid-19 pode incluir sintomas na pele? Explica especialista

Lesões nos dedos de pés e mãos, urticárias, rash cutâneo e pitiríase rósea são algumas manifestações já observadas em pacientes com o novo coronavírus

Com o avanço dos estudos em torno do novo coronavírus, a lista conhecida de sintomas associados à Covid-19 (infecção causada pelo vírus) vem crescendo. Agora, relatos médicos e a literatura científica disponível já registram o aparecimento de problemas na pele em pacientes que testaram positivo para a doença.

Entre eles, destacam-se manchas e lesões na cor vermelha chamadas de rash cutâneo, erupções semelhantes àquelas do sarampo, urticárias e eritemas multiformes – placas avermelhadas e salientes geralmente com a forma de alvo (onde se nota um entorno mais escuro e um centro mais claro).

Embora tais manifestações já sejam observadas em conjunto com a Covid-19, a dermatologista da Clinica Osmilto Brandão, Isís Vasconcelos, explica que até o momento apenas cerca de 20% dos pacientes que apresentam o novo coronavírus tiveram lesões na pele. Logo, ainda não há uma conclusão definitiva sobre o elo entre problemas cutâneos e esse agente infeccioso.

Mas se uma relação entre ambos ainda não está completamente estabelecida, é preciso estar atento a quaisquer sinais encontrados pelo corpo nesse período. A dermatologista afirma que as áreas mais comumente acometidas por problemas de pele nos casos de Covid-19 são a face, o tronco, as mãos e os pés, sobretudo esses dois últimos.

O aparecimento dessas manifestações associadas a algum sintoma de gripe ou resfriado acendem o alerta para o novo coronavírus. “Se surgir qualquer lesão, é importante procurar um dermatologista, para que ele possa avaliar o quadro e, em caso de suspeita de Covid-19, encaminhar a investigação do caso”, destaca a médica.

Abaixo, a especialista lista algumas das manifestações de pele que têm sido mais frequentemente associadas à infecção pelo novo coronavírus

  • Lesões nos dedos das mãos e dos pés – placas vermelhas ou arroxeadas, com alguns nódulos (bolinhas mais consistentes) ou pontos de formação de pus. “Esse é o tipo mais observado e pode aparecer mesmo quando a pessoa está assintomática para a Covid-19”, observa Isis.
  • Erupções vesiculares – se assemelham a uma catapora, com várias bolhas pequenas distribuídas pelo corpo, geralmente em maior quantidade no tronco
  • Urticárias – com placas vermelhas que coçam e incomodam bastante, podem aparecer antes mesmo da manifestação dos sintomas desencadeados pelo novo coronavírus.
  • Rash cutâneo – caracteriza-se por uma vermelhidão difusa que pode acometer grandes áreas da pele ou porções menores
  • Eritema palmar – compreende edemas e pontos vermelhos nas palmas das mãos e nos dedos
  • Pitiríase rósea – erupções na pele muito comuns que costumam estar associadas a infecções virais e podem aparecer também nos casos de Covid-19
  • Eritema multiforme  – placas avermelhadas e salientes geralmente com a forma de alvo
Fale com a Osmilto Bradão
Enviar para WhatsApp